Deni Zolin

Santa Maria tem alta de 9% na arrecadação de agosto e de 23% no acumulado do ano

A arrecadação de ICMS, que é um dos indicadores indiretos da atividade econômica, teve crescimento de 9% de julho para agosto deste ano em Santa Maria, e acumulou uma alta de 23% desde janeiro, em comparação com os oito primeiros meses de 2020. Como no começo do ano passado, a cidade foi fortemente impactada pelo fechamento de atividades no início da pandemia, já era esperada uma recuperação significativa este ano. A inflação elevada, na casa de 9% do IPCA, é outro fator que pesa no aumento expressivo da arrecadação do ICMS, já que os dados apresentados no quadro abaixo são de valores nominais (da época), ou seja, não foram atualizados pela inflação. Se for descontar os 9% do IPCA, a alta real da arrecadação fica em cerca de 14% no acumulado de janeiro a agosto deste ano sobre o mesmo período de 2020.

Donos do antigo hotel Jantzen têm planos de reforma do prédio

Porém, a arrecadação dos oito primeiros meses de 2021 está 22,8% maior (sem levar em conta a inflação) até do que de janeiro a agosto de 2019, antes da pandemia.

No acumulado do ano, chama a atenção que o setor metalmecânico teve o maior crescimento, atingindo alta de 169,8% sobre 2020. É resultado do bom momento do setor e também da alta expressiva de insumos, como ferro e aço, o que impactou muito no aumento de preços.

Até mesmo o setor de supermercados teve alta elevada, de 40,5%, nesse mesmo período. Como a cesta básica subiu cerca de 22% em 12 meses, isso também ajudou a impactar no aumento da arrecadação. Sobre o período de janeiro a agosto de 2019, a alta nos supermercados chega a 52%. O setor de transportes é o único que segue em queda, com -24%.

De julho para agosto de 2021, a maioria dos setores teve aumento na arrecadação na cidade, com destaque para bebidas (20,3%) e comunicações (22,8%). Já os setores de eletrônicos (-17,3%), polímeros (-12,1%) e produtos médicos e farmacêuticos (-12,7%) foram os únicos que tiveram queda.

data-filename="retriever" style="width: 100%;">



Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

ESA: fator Leite deve pesar pouco. Questões técnicas tendem a prevalecer Anterior

ESA: fator Leite deve pesar pouco. Questões técnicas tendem a prevalecer

Donos do prédio do Hotel Jantzen planejam a reforma do edifício histórico Próximo

Donos do prédio do Hotel Jantzen planejam a reforma do edifício histórico

Deni Zolin